segunda-feira, 10 de março de 2014

Primeira viagem.

Bisas Lady, Jacy e tia-bisa Duca
Com o resultado do exame de cariótipo nas mãos, que confirmou a Síndrome de Down (SD) do Bezinho, começamos a mergulhar em informações e na busca por recursos a fim de proporcionar melhores condições ao desenvolvimento dele. O site  do Movimento Down nos ajudou muito a entender o que é a síndrome, quais as características apareceriam e quais as providências a tomar a partir do diagnóstico.
Tia-avó Zazá, nona Mara e prima Maria Clara
Com um mesinho fomos a Santa Maria - RS e conseguimos uma consulta em uma Neuro-pediatra, que avaliou nosso bebê e disse que ele é perfeito. Tonicidade e reflexos normais, aconselhou-nos a estimulá-lo caso ele não acompanhasse a idade ideal ao firmar a cabeça, ficar sozinho de bruços, sentar, rolar... Saímos de lá tranquilos, confirmando o que já sabíamos: nosso bebezinho é absolutamente saudável, perfeito, e iluminado.
Prima Bruna e nona Mara
Dali, conseguimos uma sessão de fisioterapia, que foi muito proveitosa. Os exercícios executados ali, serviram de embasamento para realizá-los em casa. Ajudou muito no desenvolvimento motor do Bê. Alguns ele adora, outros nem tanto, mas ele faz direitinho e, com paciência e dedicação, brincamos um pouquinho todos os dias.
Aproveitando a viagem, fizemos o eco-cardiograma, pois é comum alguma patologia cardíaca em bebês com SD. Foi detectado um forame em um dos átrios, o que posteriormente deverá se fechar, não causando maiores preocupações.
Os anfitriões tios-avós Leonel Careca e Soninha
O melhor desta viagem foi a estadia. Ficamos no apartamento da tia-avó Sônia, que nos recebeu de braços abertos, com todo o carinho e atenção. Por acaso, era o aniversário dela, e comemoramos no melhor estilo, com o churrasquinho do tio-avô Leonel. Nesta oportunidade, o Bê conheceu ainda as bisas Lady e Jacy, a tia-bisa Duca, prima Bruna, tios-avós Zazá e Café, tia Aline e prima Maria Clara. Quem se encantou com ele também foi a Taninha, que trabalha com a tia-avó Sônia e a Nilda, que cuida da bisa Lady; e viu a tia Fê, para matar um pouquinho da saudade.
Foi aí que o Bê conheceu a dinda Bruna, que já estava esperando a priminha Catarina. Foi muito especial, ver o Bernardo no colinho da pessoa a quem confiamos nosso tesouro para cuidar como se fosse dela.
Todas essas pessoas foram carinhosamente especiais neste momento, a quem agradecemos muito!

Galetinho no Vera Cruz com pai, mãe, dinda Bru e tia Fê

5 comentários:

  1. Ai cada vez mais lindo e emocionante esse blog... Vai fazer a dinda chorar muitoooo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Espera que tu vai ver rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Assim que o Bê conseguir ler, vai adorar esse diário. Parabéns Claudinha!

    ResponderExcluir
  4. Amei...tudo maravilhoso..com certeza, um dia o Bê vai ler e comentar cada momento. Que bom poder viver alguns momentos especiais com vcs, apesar da distância, quero acompanhar cada um deles... beijo grande a vcs! Amo!

    ResponderExcluir
  5. É verdade... Sempre pensei em escrever algo assim pra Isa, mas não tive oportunidade. Agora com o Bê espero que fique cada momento especial descrito aqui, para que ele, um dia, possa saber tudo da sua vida na visão da mamis. Amo as pessoas que nos cercam e fazem parte dessa história!

    ResponderExcluir